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O Segredo para ter Sempre mais clientes na Advocacia

Eu não sei se eu poderia chamar isso de segredo, porque de acordo com o universo do empreendedorismo, o que eu vou dizer acaba parecendo algo muito simples e óbvio.

Bastariam algumas pesquisas no google sobre o tema, e ao final, você chegaria a mesma conclusão do que eu vou te dizer agora.

 Contudo, há uma carência muito grande de informações sobre empreendedorismo e Gestão para a Advocacia, não aprendemos nada sobre estes temas tão essenciais  na Faculdade de Direito. É justamente por isso que sofremos horrores quando entramos no Mercado. E o pior, às vezes, parece que é uma luta totalmente sem saída. Mas na verdade não é! O grande problema é que a falta de informação, acaba nos tirando também a possibilidade de ação.

Mas estamos aqui para resolver isso, juntos (#timeleao). É como nosso Mentor Júlio Leão sempre fala “learning by Walking”… aprendizado contínuo durante a caminhada! No estilo “vivendo e Aprendendo” … “fazendo e aprendendo”… “fazendo, errando e aprendendo”. Algo assim.

QUAL É O TAL SEGREDO?

Então vamos lá, o que parece ser uma obviedade para o resto do mercado (Administração, Economistas e Publicidade), devido as peculiaridades que cercam a advocacia, é possível ver que por aqui nós nos perdemos no caminho. Eu diria o seguinte:

1

CONHEÇA AS REGRAS DO MERCADO

 O Segredo está em entender, aceitar e aplicar o fato de que o Direito é um atividade de mercado, portanto, se submete as mesmas regras e estratégias que as outras atividades de mercado, por exemplo, “oferta e demanda”, “concorrência”, “mais-por-menos”, Script de Vendas… (tudo isso dever fazer parte da nossa realidade). Fugir disso, não estudar nada sobre isso, se omitir sobre todos esses assuntos é o mesmo do que pedir para estar fora do mercado em pouco tempo.

2

EMPREENDEDORISMO

Ao Assumir que Escritório de Advocacia é Empreendimento e faz parte do Mercado como as diversas outras atividades que nós conhecemos, você precisa focar em ser empreendedor. Pergunte-se a si mesmo: – O que um empreendedor faz? (ele faz reuniões para gerir projetos, ele estuda novas abordagens, planeja metas de curto e longo prazo, estuda formas de abordagens, faz testes de viabilidades de novos produtos, testa diferentes tipos de Precificação). Você faz alguma coisa nesse sentido? Se sua resposta foi negativa, significa que você não está sendo empreendedor. E um escritório sem um empreendedor no comando está fadado ao fracasso.

3

GESTÃO

Não Basta Empreender, não basta saber que está no mercado, também é preciso ser GESTOR. O maior problema da Advocacia, é que os advogados montam Escritórios de Advocacia que não Possuem Gestão. Não é raro que o Advogado Brasileiro “bata o escanteio e corra pra cabecear”….. ótimo. Isso é necessário, às vezes, principalmente no início da Carreira. Contudo, esse tipo de estratégia não vai te permitir crescer e escalar jamais. Você precisa entender que o Escritório de Advocacia deve ter Gestão e ser Administrado como Base em Setores/Atividades essenciais, por exemplo, 1) Prospecção Ativa, 2) Um time de Atendimento, 3) Um time de Vendas (fechamento de Contratos), 4) Equipe de Documentação e gestão de Arquivos, 5) Time de Acompanhamento do Cliente (relatórios e sucesso do Cliente), 6) Controladoria, 7) Time de Mídia e comunicação (responsáveis por cuidar do posicionamento do Escritório nas mídias e produção de conteúdo), 8) Parcerias estratégicas (Advogados parceiros, contadores, peritos…). O Seu escritório está organizado nesses Moldes?? Se não está, não tem problema…. você precisa colocar isso como meta. Porque isso é o que toda empresa ou empreendimento que está bem estabelecido no mercado tem, e não há motivo para que no mundo da Advocacia as coisas sejam diferentes.

4

PROSPECÇÃO ATIVA

Prospecção Ativa. Se o seu escritório não fizer prospecção (uma estratégia clara de conquistar novos clientes e fechar novos contratos), não há como você conquistar o mínimo de previsibilidade financeira no mercado jurídico. Além disso, sem uma estratégia de prospecção você jamais conseguiria fazer planejamentos de crescimento. Ótimo!!! E como Fazer isso?? Prospecçao consiste em ter Solução para a dor de um público Específico. Produza conteúdo sobre a sua solução, sobre o seu serviço, os diferenciais das suas estratégias e táticas jurídicas para resolver determinados problemas. Esse conteúdo vai atrair a atenção e o interesse do seu público alvo, e quando eles realmente tiverem enfrentando problemas, vão te procurar. Não caia na ARMADILHA… NO MITO… de que advogado cresce mediante indicação e no BOCA -a-BOCA. Isso não é estratégia de crescimento, isso é algo que beira o comodismo. Fique Atento.

5

VENDAS

VENDAS – Não há Advocacia sem conhecimento de Vendas. Não há Escritório de Advocacia que não sabia vender. VENDAS está presente em qualquer atividade de Mercado que seja remunerada financeiramente, e ao final, tenha o objetivo de auferir lucros. Há livros sobre o tema, por exemplo, “como vender a si mesmo” ou “a Bíblia de vendas”. Isso é leitura obrigatória para todos os Advogados ou qualquer um que esteja na iniciativa Privada. Ao dominar os conceitos de Vendas, você aprenderá a se Posicionar no Mercado, como apresentar os seus produtos jurídicos e soluções, como encontrar as principais objeções do cliente e contorná-las, como criar as melhores soluções de PRECIFICAÇÃO… isso vai ser essencial para o seu Crescimento na Advocacia.

ISSO TUDO AQUI É SÓ O COMEÇO

O ideal é que nas próximas postagens a gente pegue cada tema desse e destrinche nos menores detalhes.

CONTINUE ACOMPANHANDO NOSSAS POSTAGENS

Semanalmente, nós temos vídeos em nosso canal do Youtube sobre temas como esse (Sucesso na Advocacia, Empreendedorismo e Advocacia, Marketing Jurídico, Trafégo e Mídias Sociais para Advocacia, Gestão de Escritório e Automatização de Escritórios Virtuais).

Comente aqui embaixo qual desses tópicos gera mais dúvidas em você (Empreendedorismo, Gestão, Vendas…). Nosso time vai estar à disposição para respondê-lo.

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Se você deseja migrar de uma vez por todas para a advocacia digital, essa é a sua grande oportunidade. Garanta logo o seu lugar porque as vagas são limitadas!
VAGAS LIMITADAS

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